quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Poluição do Ar

A poluição do ar provocada pelos automóveis é um grave problema ambiental.
Muitas pessoas ainda não perceberam a quantidade de poluentes libertados pelo tubo de escape de um carro.
A introdução da gasolina sem chumbo foi um primeiro passo para reduzir as emissões perigosas. Mas foi um pequeníssimo passo.
Este ajuste significou a introdução de catalisadores dos automóveis, mas mesmo assim ainda há muito caminho a percorrer. Ora vejamos.
Um carro consome, em média, 1600 litros de gasolina num ano.
Isto significa que liberta para o ar:

- 560 kg de monóxido de carbono
- 80 kg de hidrocarbonetos
- 32 kg de óxido de azoto
- 0,48 kg de chumbo
- 0,96 kg de dióxido de enxofre

Dicas:

Desligue o motor;

Os fumos libertados pelo automóvel parado, com o motor ligado, são 3 a 5 vezes mais perigosos do que aqueles libertados em movimento;

Use gasolina sem chumbo ou com menos octanas:

100 litros de gasolina com 100 octanas libertam 70 gramas de chumbo.
100 litros de gasolina com 87 octanas libertam 35 gramas de chumbo.

Use transportes públicos, bicicleta ou ande a pé.

Os automóveis são um dos elementos que mais poluem o ar. Se adoptar o transporte público estará a reduzir o número de carros a circular no interior de uma cidade. Se optar pela bicicleta ou por andar a pé, está a fazer bem ao ambiente e à sua saúde.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Problemas ambientais relacionados com fumar!!!

Fumar é um grave problema ambiental. Para produzir cigarros é necessário plantar tabaco, sendo, para tal, inevitável desflorestar enormes áreas de terra de cultivo.

A desflorestação significa a devastação de um habitat que nos países tropicais alberga uma grande biodiversidade que fica ameaçada. De igual modo, a desflorestação também contribui directa ou indirectamente para o efeito de estufa (aquecimento global), uma vez que lança para a atmosfera CO2 e não impede a sua retenção.

Depois destes cortes nas florestas, as grandes quantidades de água provocam enxurradas, arrastando o solo arável e aumentando o processo de erosão destes, podendo mesmo originar o seu fim.

Por se tratar de um cultura intensiva, o tabaco retira do solo elementos nutritivos, obrigando à aplicação de grandes quantidades de adubos. Também é necessária a aplicação de insecticidas, uma vez que se trata de uma monocultura, e esta é passível ao desenvolvimento de um flagelo de insectos.

As águas de superfície e as toalhas freáticas são contaminadas, porque, quando chove, os adubos e insecticidas aplicados são lixiviados (arrastados em solução pela água).

É preciso cortar um hectare de lenha por cada hectare de tabaco que deva ser seco, o que obriga a que o processo de secagem de uma grande quantidade de tabaco exija enormes quantidades de madeira. Por outro lado, se tivermos em conta as árvores que têm de ser cortadas para produzir o papel para os cigarros, concluiremos que a produção de cigarros contribui fortemente para agravar o problema da desflorestação.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost

Fumar é também uma causa importante de incêndios florestais sobretudo nos países mediterrânicos, com todo o cortejo de problemas ambientais a eles associados.